A umidade relativa mínima do ar fica em torno de 60% à tarde.
Céu nublado em BH (Fernando Michel/Hoje em Dia)
Belo Horizonte terá mais um dia chuvoso nesta sexta-feira (13). De acordo com a Defesa Civil, o dia será de céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas a partir da tarde. A temperatura mínima foi de 16,8°C, a máxima estimada é de 26°C. A umidade relativa mínima do ar fica em torno de 60% à tarde.
Para o último mês do ano, Belo Horizonte tem uma média histórica de precipitação de 268 mm. Até agora, foram registrados 93 mm de chuva, correspondendo a 35% do esperado para todo o mês. A expectativa é de que o índice pluviométrico aumente nos próximos dias, devido à frequência de pancadas de chuva típica desta época.
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, Facebook, X e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.
Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.
Portanto, a medida em milímetros apontada nas previsões de tempo ou nos relatórios sobre chuvas considera que cada unidade corresponde a 1 litro em uma área de 1 metro quadrado.
Uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado. Dentro desse conceito deve-se considerar: