Vandalismo

BH tem quase 90 painéis eletrônicos com 'paradeiro' dos ônibus estragados nos pontos de embarque

Furto de cabos é apontado como um dos principais motivos para a pane nos equipamentos

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
23/08/2024 às 07:00.
Atualizado em 23/08/2024 às 09:00

Pelo menos 87 painéis eletrônicos informativos em pontos de ônibus de Belo Horizonte estão sem funcionar, dificultando a vida dos usuários do transporte público. Alvos constantes de vandalismo, os equipamentos disponibilizam a previsão de chegada dos veículos nas plataformas de embarque ou desembarque. 

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), os dispositivos estão instalados em 671 locais. A maioria na área central, como nas estações de integração e de transferência do Move.

Atualmente, 13% dos painéis estão inoperantes. A previsão de reparo depende do defeito apresentado. Uma das principais causas, de acordo com o Executivo, é o furto de cabos, que engloba 95% das ocorrências.

Mas há também situações em que o ponto de ônibus foi atingido durante um acidente de trânsito, danificando o equipamento. A manutenção é de responsabilidade da Transfácil.

De acordo com a empresa, o custo do reparo varia de R$ 750 a R$ 800 por aparelho. Uma equipe monitora em tempo real os equipamentos para detectar as falhas. 

Flagras na capital

Em um giro rápido pela capital, o Hoje em Dia flagrou pontos de ônibus com painéis desligados. Na rua Curvelo, no bairro Floresta, o desembarque e embarque é dificultado devido à pena no equipamento.

Painel com defeito na Rua Curvelo, em BH (Fernando Michel / Hoje em Dia)

Painel com defeito na Rua Curvelo, em BH (Fernando Michel / Hoje em Dia)

A avenida Augusto de Lima, próximo ao Instituto de Criminalística, é mais um exemplo. Por lá passam diversas linhas de ônibus no sentido Centro.

Painel com defeito na Avenida Augusto de Lima, em BH (Fernando Michel / Hoje em Dia)

Painel com defeito na Avenida Augusto de Lima, em BH (Fernando Michel / Hoje em Dia)

A PBH informou que acompanha a operação e cobra a manutenção sempre que recebe solicitações da população. Afirmou ainda que, nestes casos, os usuários podem acompanhar os horários e o trajeto da linha pelos aplicativos Siu Mobile, o Bus2, o Moovit e o BH BUS+.

A prefeitura também informa que os passageiros podem solicitar manutenção pelo Portal de Serviços.

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