(Frederico Haikal)
A capital mineira registrou o segundo dia mais quente do ano com temperatura em 32,7°C e há previsão de chuva forte na noite desta quarta-feira (13) não só em Belo Horizonte, mas em quase todo o Estado. Segundo o meteorologista do Centro de Climatologia Tempo Clima/PUC Minas, Heriberto dos Anjos, a aproximação de uma frente fria que está sobre o litoral paulista traz nuvens carregadas para Minas Gerais e deve chover em todas as regiões, com exceção do Triângulo Mineiro. Ainda de acordo com o meteorologista, já há registro de chuvas nas regiões da Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Central. Em BH e Região Metropolitana, a previsão é de pancadas de chuva forte acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento nas próximas duas horas. Segundo alerta emitido pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), até meia-noite desta quarta-feira pode chover até 30 milímetros na capital mineira.
Chegada da chuva deixou o céu com tons de rosa na Sagrada Família, região leste de BH (Foto: Monalisa Rodrigues/Divulgação)
Para os próximos dias a previsão também é de chuva para quase o todo o Estado, inclusive na região Norte, onde a estiagem tem castigado a população. Conforme Heriberto dos Anjos, o tempo deve ficar instável até o próximo sábado (16), quando o calor deve voltar intenso em Minas. Chuvas abaixo da média Neste mês de março, o registro de chuvas ficou muito abaixo da média em todo o Estado. Segundo o meteorologista Heriberto dos Anjos, em Belo Horizonte choveu apenas 13,4 milímetros (mm), o que corresponde 8% da média histórica para este período, que é de de 163,5mm. O meteorologista explicou isso é resultado de massas de ar seca que atuam sobre a região combinadas a um sistema de alta pressão que bloqueia a chegada de frentes frias ao Estado.