Atividade gratuita será realizada na rua Goiás, no Centro, com monitores especializados e uso obrigatório de capacete
Participante testa patinete elétrico durante atividade da "Escola de Direção Segura de Patinetes" no centro de BH, com capacete obrigatório e orientações de monitores (Maurício Vieira/Hoje em Dia)
Nesta terça-feira (13), moradores de Belo Horizonte poderão participar do último dia do teste "Escola de Direção Segura de Patinetes", no Centro da capital. A ação, aberta ao público maior de 18 anos, ocorre na rua Goiás, entre a rua da Bahia e a avenida Álvares Cabral, nos horários de 9h às 12h e de 14h às 17h.
Durante a atividade, monitores especializados orientam os participantes sobre o uso adequado e seguro do equipamento. O capacete é obrigatório. A iniciativa integra o processo de elaboração de um chamamento público para a operação de patinetes elétricas na cidade, cujo edital está previsto para ser publicado ainda em 2025 pela Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob).
A ação é apoiada pela empresa JET, operadora de patinetes no país, e busca avaliar, na prática, as condições de operação e segurança para a circulação das patinetes em vias públicas, em conformidade com uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Nas últimas semanas, cerca de 40 servidores das áreas de mobilidade da prefeitura participaram de um teste, respondendo formulários de avaliação para subsidiar os critérios de operação que constarão no Termo de Credenciamento para empresas interessadas.
Patinetes elétricas já circulam em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Florianópolis, Vitória e São José dos Campos.
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais: