(Fernando Michel/Hoje em Dia)
Pais e responsáveis deverão informar se as crianças foram vacinadas contra a Covid-19 ao assinar o termo de compromisso para o retorno dos alunos às aulas presenciais da rede municipal e parceira de Belo Horizonte. A medida foi confirmada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) nessa quarta-feira (9).
De acordo com a pasta, durante a pandemia, as famílias passaram a assinar, no primeiro dia de aula, o documento, que contempla questões sobre cuidados e ações de prevenção ao contágio do coronavírus. O termo, segundo a secretaria, “tem caráter educativo e informativo”.
A informação se o estudante foi vacinado, ou não, contra a Covid será incluída nos próximos dias. No entanto, a Smed garante que usará os dados para fins de pesquisas epidemiológicas.
“Em hipótese alguma a informação será utilizada para qualquer constrangimento ou impossibilidade de frequência à escola”, afirmou o órgão, em nota.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), 88 mil crianças foram protegidas contra o vírus na capital, número correspondente a 49% dos convocados. A aplicação acontece nas escolas municipais, das 9h às 16h.
Nesta quinta-feira (10), a PBH convocou o restante do público e, a partir de agora, todas as crianças com 5 anos ou mais estão aptas a receber ao menos a primeira dose do imunizante.
Leia mais: