(Reprodução)
O uso da máscara de proteção contra Covid-19 volta a ser obrigatório no transporte público e em unidades de saúde de Belo Horizonte. A informação foi dada nesta quinta-feira (17) pela secretária municipal de Saúde, Claudia Navarro.
Nesta sexta-feira (18), a prefeitura vai publicar um decreto com as novas orientações. A medida será válida por 15 dias e vale para hospitais, postos de saúde, clínicas, ônibus, táxi, metrô e transportes escolares e por aplicativos, como o Uber.
Nas escolas não haverá obrigatoriedade. No entanto, a PBH "recomenda" o uso da máscara nas instituições de ensino, locais fechados e com aglomeração de pessoas.
Segundo a secretária, a medida foi necessária diante do aumento da taxa de positividade dos testes de Covid-19 no município. "Há duas semanas, estava em 3%, na semana passada 5%, e esta semana chegou a 15%".
Apesar dos números, a secretária disse que os dados assistenciais - de internações nas UTIs e enfermarias - não tiveram aumento significativo.
"Ainda não temos um sinal de alerta, do ponto de vista assistencial, necessidade de internações, taxa de ocupação de leitos, óbitos. Mas é exatamente para não chegar nesse nível, que adotamos os cuidados necessários nesse momento", acrescentou Cláudia Navarro.
Leia mais: