Implantação ocorre oito meses após a prefeitura retirar 43 equipamentos das vias
Um dos radares está de volta à avenida Cristiano Machado, antes do viaduto Abgar Renault (Valéria Marques)
Novos radares começaram a ser instalados nas ruas e avenidas de Belo Horizonte. A medida ocorre oito meses após a prefeitura retirar 43 equipamentos das vias devido ao fim dos contratos com a empresa dona dos dispositivos. Apesar da implantação, ainda não há previsão de quando os aparelhos começarão a multar motoristas por excesso de velocidade, avanço de semáforo, conversão proibida e invasão de faixa de ônibus.
Um dos radares já está de volta à avenida Cristiano Machado, no bairro da Graça, na região Nordeste. O novo equipamento fica exatamente no mesmo trecho, na altura do número 673, antes do viaduto Abgar Renault, no acesso ao túnel da Lagoinha - em frente ao ABC da Construção. O antigo aparelho liderava os flagrantes de imprudência na cidade.
Lá, o primeiro dispositivo foi instalado em 2018, sendo "campeão de multas" por dois anos seguidos. Naquele ano, chegou a registrar 11.321 infrações de motoristas que estavam acima da velocidade permitida no trecho, de 60km/h.
Além da Cristiano Machado, outros pontos da metrópole já estão com os novos equipamentos instalados. Motoristas que passam pela avenida Risoleta Neves, no Novo Aarão Reis - quase em frente à UPA Norte - já perceberam a novidade.
"Agora é redobrar a atenção para não ser multado. Mas acho importante para evitar acidentes, o trecho é perigoso", afirma o professor Rodrigo Araújo, de 39 anos, que mora em Santa Luzia, na Grande BH, e trabalha na capital.
Equipamentos também foram instalados na avenida Risoleta Neves, quase em frente à UPA Norte (Valéria Marques)
Conforme a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), alguns equipamentos estão sendo substituídos e instalados no mesmo local anterior. O número exato de novos equipamentos não foi informado.
Segundo a PBH, nesse momento as equipes estão preparando os locais, implantando as estruturas e a sinalização necessária. Aferições do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial também estão sendo feitas.
"Os radares só entram em operação após esse processo. Faixas de pano serão implantadas com antecedência para informar os motoristas e pedestres assim que cada um dos equipamentos entrarem em operação", informou a PBH.
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