(Instituto CicloBR)
Quem utiliza a bicicleta como meio de transporte agora pode entrar com a “magrela”, todos os dias da semana, nos transportes públicos de BH. A permissão vale a partir desta sexta (13), após a publicação do decreto no Diário Oficial do Município (DOM).
Contudo, a liberação é válida para as bicicletas dobráveis, e quem estiver portando o modelo, pode entrar em qualquer ônibus, a qualquer hora do dia.
Já as bicicletas não dobráveis só poderão ser transportadas nos veículos do Move que contenham suporte interno para sua acomodação, de segunda a sexta, das 5h da manhã do dia seguinte.
A BHTrans informa que a implantação será em caráter experimental por três meses, para a avaliação da medida e reavaliação dos critérios, caso necessário.
Definições
Para que possam ser acomodadas nos coletivos, as bicicletas dobráveis devem ter aro de, no máximo, 20 polegadas e devem sempre ser transportadas dobradas. O ciclista deve, dentro dos ônibus, utilizar preferencialmente a área reservada para cadeira de rodas e cão-guia (box), respeitando sempre a prioridade dos usuários de cadeiras de rodas ou acompanhados por cão guia. Caso o box esteja ocupado, a bicicleta dobrável deve ser acomodada em local que não atrapalhe os demais usuários.
Os ciclistas podem acessar as estações de integração e de transferência empurrando as bicicletas (dobráveis ou não), nos horários permitidos para o transporte das bicicletas dentro dos ônibus, e desde que não incomodem os demais usuários.
* Com informações da BHTrans