BHTrans proibirá virar à direita na Praça 7 de BH a partir da próxima terça

Danilo Emerich - Hoje em Dia
07/08/2015 às 15:50.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:15
 (Samuel Costa / Hoje em Dia)

(Samuel Costa / Hoje em Dia)

O coração de Belo Horizonte, a Praça 7, irá passar por mudanças de trânsito na próxima terça-feira (28). Segundo a BHTrans, não será permitido mais a conversão à direita em nenhum ponto do cartão-postal da capital mineira. As mudanças fazem parte da Fase 3 da Operação Trânsito Melhor – Mobicentro.    Segundo a autarquia, a terceira fase consiste na proibição das conversões à direita no cruzamento das avenidas Afonso Pena com Amazonas, na Praça 7. Diferente das fases anteriores, os benefícios dessa mudança para os pedestres e para o trânsito são imediatos, pois não necessitam de obras na via, mas apenas ajustes na sinalização e reprogramação dos tempos semafóricos.   Entre os benefícios está o tempo de sinal aberto para os pedestres que foi triplicado nas travessias do cruzamento das avenidas Afonso Pena e Amazonas, na Praça 7. Em média a travessia vai passar de 17 segundos para 60 segundos. Além do tempo maior, será proporcionada a travessia total da via sem interferência com o tráfego de veículos das conversões que serão proibidas.   Agentes da BHTrans, Polícia Militar e Guarda Municipal irão monitorar o trânsito na região. Faixas de pano serão instaladas. A orientação para os motoristas e pedestres é redobrar a atenção no local.   Novos caminhos   Com a proibição de virar a direita, os motoristas vão precisar se acostumar com novos itinerários. Por exemplo, pra quem está na Avenida Amazonas, sentido Praça da Estação / Mercado Central e quer acessar a Avenida Afonso Pena em direção à Rodoviária, deverá ir até rua São Paulo e depois ir até a Afonso Pena.   Confira os outros trajetos: Mobicentro   Segundo a BHTrans, O Mobicentro promove melhorias na mobilidade no Hipercentro na qual serão realizadas mudanças de circulação e implantadas novas travessias para pedestres na região da avenida Afonso Pena, ruas Curitiba, Tupinambás, Espirito Santo, dos Tupis e avenida Assis Chateaubriand (ao lado do Viaduto Santa Teresa). A fase 1 já foi concluída. Um dos principais objetivos é garantir mais segurança e agilidade para os pedestres e motoristas que transitam no Hipercentro.   Todas as intervenções do projeto Mobicentro, desde sua fase inicial, estão orçadas em R$ 50 milhões e contam com o financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), por meio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

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