Espaço dobrou de tamanho, terá bebeteca, gibiteca e sala multiuso para oficinas e encontro com autores
Nova sede da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH tem bebeteca, gibiteca e espaços para atividades culturais (Victor Oliveira)
A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH) inaugurou nesta quinta-feira (11) sua nova sede no Centro da capital, na Rua Espírito Santo, 593. Voltada para crianças e jovens, a instituição dobrou de tamanho e agora reúne novidades como uma bebeteca, um espaço exclusivo para o público infantil, uma gibiteca e uma sala multiuso destinada a oficinas, palestras, rodas de leitura e encontros com autores.
O prédio histórico, em processo de tombamento, passou por reformas estruturais e recebeu investimento de R$ 200 mil na primeira etapa. As melhorias incluem ambientes mais acolhedores, banheiros infantis com fraldário, área de alimentação e acervos reorganizados, garantindo mais conforto e acessibilidade para os visitantes.
Com cerca de 27 mil itens disponíveis, a biblioteca é referência nacional em literatura para crianças e adolescentes. Criada em 1991, mantém uma programação cultural ativa, com saraus, oficinas literárias e atividades que incentivam a leitura desde a primeira infância. A segunda fase da obra prevê climatização e melhorias acústicas para preservar o acervo da Coleção Especial.
*Estagiária, sob supervisão de Paulo Duarte
Leia mais: