(Fábio Pozzebom/ABR/Arquivo)
Na última sexta-feira (24), quinze motoristas foram presos durante as blitze especiais da Lei Seca realizadas em Belo Horizonte e em outras vinte cidades do interior do Estado, pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Os presos cometeram crime de trânsito, quando o teste do bafômetro acusa valores superiores a 0,33 miligramas por litro de ar expelido. As ações, também registraram 71 infrações, que indicam entre 0,05 e 0,33 mg/l, e, neste caso, os condutores tiveram a carteira de habilitação recolhida e receberam multas no valor de R$ 2.934,70.
A Campanha “Sou Pela Vida. Dirijo Sem Bebida” foi implementada pelo Governo de Minas Gerais com foco principal na fiscalização e combate a alcoolemia. De forma acessória são fiscalizados os aspectos de conservação e manutenção dos veículos, seus documentos de licenciamento (IPVA, DPVAT), a situação com relação às multas pendentes e a documentação dos motoristas.
Além de BH, a ação de sexta-feira foi realizada nos municípios de Contagem, Betim, Juiz de Fora, Ubá, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Bom Despacho, Governador Valadares, Mantena, Uberlândia, Ituiutaba, Araguari, Montes Claros, Januária, São Francisco, Porteirinha, Espinosa, Ipatinga e Poços de Caldas.
Na operação 1.688 motoristas foram abordados.