(Fotos: Ricardo Bastos/Hoje em Dia)
Tocando canções no ritmo do afoxé, o bloco Pena de Pavão de Krishna (PPK), que desfila na manhã deste domingo (7), saindo do bairro Pirineus, região Leste de Belo Horizonte, possui temática inspirada na cultura indiana. Uma característica é a entonação de mantras e os rostos pintados na cor azul, que simboliza o céu e o infinito.
Para comer, frutas como bananas, mamão e uvas. "A gente curte uma onda mais natural. A energia é mágica", diz Saulo de Paula, que acordou cedo para curtir o Carnaval diferente com a namorada.
A designer de joias Mary Arantes contou que escolheu o PPK para fazer sua estreia na folia de BH. "Sempre fui apaixonada pela cultura indiana, mas não gostava de Carnaval. Por influência dos meus filhos, resolvi experimentar. E estou amando", afirma.
As amigas Natália, Luiza e Alice participam todos os anos. "Aqui não tem muvuca. Também gostamos do estilo da música e da ideologia", dizem. Segundo os organizadores, a ideia do bloco é espalhar a palavra do amor, da gratidão e da gentileza.
"A intenção é levar alma para o Carnaval, unificando as religiões do hinduísmo, que é indígena, e do afoxé, da África", diz Carolina Bicalho, uma das idealizadoras.
O trio partirá da rua Roberto Gregório Cury. Segundo os organizadores, o percurso é plano e com muita sombra. A parada será em Sabará, na Região Metropolitana.