O trabalho dos 14 militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBBMG) conseguiu encontrar oito vítimas que estavam desaparecidas desde a última terça-feira (15), em função das fortes chuvas que atingiram Petrópolis (RJ). Além dos militares, o efetivo tem apoio de dois cães de busca e de quatro viaturas.
Nesta segunda-feira (21), no quarto dia de trabalho, os bombeiros dão continuidade aos trabalhos de busca na área no local conhecido como Morro da Oficina, onde um corpo foi sinalizado pelo cão Bono, no final da noite desse domingo (20). A equipe trabalha ainda em três pontos de interesse pelo canil do CBMMG, nesse mesmo local.
De acordo com a corporação, na busca pelos desaparecidos, os bombeiros mineiros utilizam técnicas como o desmanche hidráulico, que usa a força da água pressurizada para amolecer e remover a lama. A terra molhada e pastosa vai se desmontando, o que facilita a escavação e aumenta a efetividade do serviço.
Eles trabalham ainda com a utilização de equipamentos para detectar vidas, geradores, luzes de cena, materiais de escoramento, além de dois conjuntos de militares e cães, especializados em busca de pessoas presas em escombros e soterradas. Quando identificam uma vítima, os cães alertam os militares com latidos, e as equipes de salvamento fazem a escavação nos locais precisos.
Em nota o CBMMG ressaltou que “a equipe permanece engajada no esforço de resposta ao povo fluminense para a recuperação dos demais desaparecidos”.
Os militares mineiros chegaram no estado do Rio de Janeiro na última sexta-feira (18).