(Eugênio Moraes/Hoje em Dia)
Os bombeiros voltaram a combater o incêndio que atinge parte da vegetação do Parque Estadual Serra do Rola Moça, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira (26). Segundo o Corpo de Bombeiros, 22 militares apoiados por mais 22 brigadistas do Parque tentam controlar as chamas.
A queimada teve início por volta de 5h35 dessa segunda-feira (26). As primeiras informações do Corpo de Bombeiros deram conta de que o incêndio teve início no Solar do Barreiro, em Belo Horizonte. O sargento Ronisnaide Cardoso, do Pelotão Rola Moça, porém, afirmou que as áreas atingidas ficam em Brumadinho, Ibirité e Casa Branca, em Nova Lima, região Metropolitana da capital.
Os bombeiros ainda não calcularam o tamanho da área atingida pelo fogo, mas informaram que é de grandes proporções.
Dominado pelo Cerrado e Mata Atlântica, o Parque Estadual Serra do Rola Moça é uma das áreas verdes mais importantes de Minas Gerais. Os 3.941,09 hectares do Parque são habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção, como a onça parda, a jaguatirica, lobo-guará, o gato-do-mato, o macuco e o veado campeiro.
As causas do incêndio ainda são desconhecidas.
Reincidência
O tempo seco contribui para o aumento de queimadas. De acordo com informações do TempoClima PUC Minas, em agosto de 2013 foram detectados 911 focos. Neste ano, o número já chegou a 1253.
Segundo o Corpo de Bombeiros, esse já é o segundo maior incêndio deste ano no Parque Estadual Serra do Rola Moça. Nos dias 4 e 5 deste mês, foram queimados cerca de 193,14 hectares, o equivalente a 193 campos de futebol.