303,4 quilômetros serão de responsabilidade da nova concessionária
Trecho vai desde o entroncamento com a BR-262 (p/ Sabará) até o entroncamento com a BR-116 (Governador Valadares) (Maurício Vieira/Hoje em Dia)
Está marcado para 14h desta quinta-feira (29) o leilão do trecho da BR-381 entre Belo Horizonte a Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. A concessão dos 303,4 quilômetros tem, pelo menos, dois concorrentes: a gestora de recursos Opportunity e a corretora Sita – Aterpa, que entregaram propostas.
O governador Romeu Zema (Novo) está desde quarta-feira (28) em São Paulo e garantiu presença na B3, onde será realizado o leilão. Duas tentativas frustradas já ocorreram: em 2022 e em 2023, sem lances de investidores.
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a estrada - conhecida como “Rodovia da Morte” em razão do alto índice de acidentes fatais - receberá mais de R$ 9 bilhões em investimentos por 30 anos.
Entre as melhorias previstas estão 106 quilômetros de duplicação, 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, áreas de escape, pontos de parada e descanso para caminhoneiros e 23 passarelas.
O trecho vai desde o entroncamento com a BR-262/MG (p/ Sabará) até o entroncamento com a BR-116/MG (Valadares).
O leilão tem o objetivo de concessão de serviço público, precedida da execução de obra pública, compreendendo a exploração da infraestrutura e da prestação dos serviços de recuperação, manutenção, conservação, operação, monitoração, implantação de melhorias, manutenção do nível de serviço e ampliação de capacidade do sistema rodoviário.