Brasil investiga 13 casos suspeitos de infecção por coronavírus

Agência Brasil
04/02/2020 às 18:39.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:32
 (Arte/Hoje em Dia)

(Arte/Hoje em Dia)

O Ministério da Saúde investiga 13 casos suspeitos de infecção por coronavírus no Brasil. Até o momento, 16 registros foram descartados. De acordo com o último balanço da pasta, apresentado pelo secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, as notificações são do Rio de Janeiro (1), Rio Grande do Sul (4), Santa Catarina (2) e em São Paulo (6).

Desde o início da epidemia, foram confirmados 20.704 registros (99,2% na China), com 427 óbitos. A taxa de mortalidade é de 2,1%. Até o momento, há 2.788 pessoas em estado grave. Todas do país asiático. A província de Hubei continua sendo a mais afetada: 66% dos doentes.

Brasileiros em Wuhan

Nesta terça-feira (4), o governo brasileiro encaminhou projeto de lei que detalha as medidas sanitárias para enfrentamento da doença e as regras para a repatriação e quarentena dos cerca de 40 cidadãos que estão no epicentro do surto.

O embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, disse hoje, em reunião com ministros do governo brasileiro que seu país facilitará a retirada desses brasileiros.

Histórico

Os coronavírus são conhecidos desde meados dos anos 1960 e já estiveram associados a outros episódios de alerta internacional nos últimos anos. Em 2002, uma variante gerou um surto de síndrome respiratória aguda grave (Sars) que também teve início na China e atingiu mais de 8 mil pessoas. Em 2012, um novo coronavírus causou uma síndrome respiratória no Oriente Médio que foi chamada de Mers.

A atual transmissão foi identificada em 7 de janeiro. O escritório da Organização Mundial de Saúde (OMS) na China buscava respostas para casos de uma pneumonia de etiologia até então desconhecida que afetava moradores na cidade de Wuhan. No dia 11 de janeiro foi apontado um mercado de frutos do mar como o local de origem da transmissão. O espaço foi fechado pelo governo chinês.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por