Brigadistas controlam incêndio na Serra da Canastra, mas focos persistem

Jefferson Delbem - Do Hoje em Dia
18/09/2012 às 19:05.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:23
 (Equipe Serra da Canastra/Divulgação)

(Equipe Serra da Canastra/Divulgação)

Após 11 dias os brigadistas conseguiram apagar o incêndio que destrói a vegetação do Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, na Região Centro-Oeste de Minas. Na segunda-feira (17), o fogo havia chegado segunda-feira (17) a nascente do Rio Araguari, que passa pelo Triângulo Mineiro e deságua no Rio Paranaíba, divisa com Goiás.

O chefe do parque, Arnaldo Ferreira da Silva, informou que o incêndio já consumiu 51 mil hectares, o equivalente a 51 mil campos de futebol, representando aproximadamente 70% da área total regularizada. Trinta homens, sendo 12 brigadistas e três servidores do Parque Nacional da Serra da Canastra e 15 do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), permanecem no combate aos possíveis focos que vão surgindo por todo o parque, mas  somente com a chegada da chuva, eles devem acabar.

Nesta terça-feira (18), além da nascente do rio, os brigadistas atuaram em um brejo, próximo ao distrito de São João Batista da Serra, onde todos os anos, no período de seca, há registros de incêndio. O parque permanece fechado por tempo indeterminado, pois, à fauna está em situação vulnerável devido à extensão das queimadas.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por