unidade de conservação federal

Brigadistas da Serra do Cipó tentam combater focos de incêndio no parque há quatro dias

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
01/07/2022 às 15:42.
Atualizado em 01/07/2022 às 16:02
 (Divulgação / Brigada de Incêndio ICMBio)

(Divulgação / Brigada de Incêndio ICMBio)

Brigadistas voluntários do Parque Nacional da Serra do Cipó, na região Central de Minas, tentam combater diversos focos de incêndio na região desde a tarde da última terça-feira (28). As chamas estão em locais de difícil acesso, em terreno com declive, e o deslocamento dos brigadistas está sendo feito por um helicóptero da Polícia Militar (PMMG). 

Uma equipe de 43 pessoas, incluindo militares, participam de uma nova operação nesta sexta-feira (1º). O parque é uma unidade de conservação federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Segundo a direção do parque, o incêndio começou em uma região conhecida por Montes Claros, que faz parte do município de Itabira. Na quarta-feira (29) houve nova mobilização da equipe e o incêndio foi controlado. 

No entanto, focos ativos permaneceram na região, sem condições de combate, fora dos limites do parque nacional, na comunidade da Serra dos Alves, também em Itabira. 

Ainda de acordo com a direção da unidade de conservação, no final da tarde dessa quinta (30), o incêndio voltou a ameaçar o parque e outra equipe foi mobilizada para combater focos nesta sexta.

Sistemas de detecção por satélite de focos de incêndios mostram que duas frentes permanecem ativas, uma nos limites ao sul do Parque Nacional da Serra do Cipó e outra nas encostas, na região dos Montes Claros.

Além do Parque Nacional da Serra do Cipó, a Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira, onde se localizam as comunidades de Montes Claros e Serra dos Alves, também é uma unidade de conservação federal, administrada pelo ICMBio.

A direção do parque informou que a reserva permanece aberta para a recepção de visitantes.

O Hoje em Dia entrou em contato com o Corpo de Bombeiros, que afirmou não ter nenhum acionamento da corporação na Serra do Cipó, até o momento.

(Divulgação / Brigada de Incêndio ICMBio)

(Divulgação / Brigada de Incêndio ICMBio)


Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por