Foi preso nesta sexta-feira (25) o cabo do 18° Batalhão da Polícia Militar (BPM), Lourivaldo Marcos Viana, suspeito de ter assassinado um perueiro a tiros em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A vítima teria se recusado a pagar propina ao militar. Na ocasião do homicídio, um jovem de 19 anos, que trabalhava como cobrador na van do perueiro, também foi baleado, mas conseguiu sobreviver.
A Justiça de Contagem expediu um mandado de prisão temporária para o militar, que foi detido pela manhã em sua residência. "Ele foi levado para a delegacia, onde está prestando depoimento nesta tarde. Ao fim, provavelmente será encaminhado a uma cela do 18° BPM ou do 39° BPM", explicou o major da seção de comunicação da 2°região, Sérgio da Silva Dourado.
No dia 8 de janeiro deste ano, o perueiro Cristiano Emerick da Silva, 35 anos, passava pela BR-040, quando foi abordado pelo cabo, próximo ao Posto Bonanza. O militar cobrava uma propina semanalmente a Cristiano, para ele poder exercer seu trabalho, que era irregular, sem que fosse incomodado pela polícia. No entanto, o homem teria se recusado a pagar a quantia ao cabo. Os três teriam discutido e o policial efetuou disparos contra os dois. O motorista morreu na hora e a outra vítima foi socorrida e levada a um hospital.