(Lucas Prates/Hoje em Dia)
Espécie considerada em extinção no Estado, o cachorro-do-mato-vinagre (Speothos venaticus) é uma das atrações do Zoológico de Belo Horizonte. No entanto, a existência de cinco indivíduos no parque não favorece a reprodução, o que poderia mudar o quadro dessa espécie.
O Hoje em Dia mostrou, na edição de terça-feira (23), que esses animais foram encontrados no Parque Estadual Veredas do Peruaçu, em Januária, no Norte de Minas. A descoberta alimenta a esperança dos pesquisadores de reverter o desaparecimento da espécie.
No zoo, quatro machos e uma fêmea são expostos diariamente aos visitantes. Porém, não podem gerar novas ninhadas, pois são todos irmãos.
Segundo a bióloga Valéria do Socorro Pereira, chefe da seção de mamíferos da Fundação Zoo-Botânica da capital, há 12 anos a espécie é criada em BH. Entre 2000 e 2006, dois casais vieram transferidos de outras unidades do país. “A formação de casais fazia parte do plano de manejo do Ibama para reprodução de animais em extinção”, disse. Da dupla de casais foram gerados 12 filhotes. Parte morreu ou foi transferida para outros zoológicos.
Restaram em BH cinco representantes da espécie. “São irmãos e vivem separados. O cruzamento entre eles pode gerar filhotes com má-formação genética, por causa da consanguinidade”, lamenta a bióloga, que aguarda novos animais para perpetuação da espécie.