Rede municipal

Calendário de reposição de aulas perdidas após greve dos professores em BH pode ser definido esta 4ª

Plenárias com representantes dos três turnos estão previstas

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
08/07/2025 às 19:20.
Atualizado em 08/07/2025 às 20:00

O calendário de reposição das aulas perdidas devido à greve dos professores da rede municipal em Belo Horizonte pode ser definido nesta quarta-feira (9), durante reunião marcada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sind-Rede/BH). A previsão inicial é que o retorno ocorra ainda este mês, conforme informou a prefeitura na semana passada, após acordo para o fim da paralisação.

Segundo o Sind-Rede, plenárias com representantes dos três turnos - manhã, tarde e noite - serão realizadas para discutir o cronograma das atividades. A categoria também prevê uma avaliação coletiva da greve. Os professores cruzaram os braços durante 29 dias, com várias manifestações na porta da PBH para reivindicar reajustes salariais.

Nessa terça (8), representantes da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e do Sind-Rede estiveram reunidos, conforme informou o prefeito  Álvaro Damião (União Brasil). "Ainda é necessário definir como será feito o ajuste no calendário”, afirmou o chefe do Executivo, durante visita às obras da Casa da Mulher Brasileira, no bairro União, na região Nordeste. 

Na semana passada, a prefeitura informou que a minuta do termo de acordo com os professores para o fim da greve foi protocolada no TJMG. Um projeto de lei que prevê o reajuste salarial de 2,49% – índice que corresponde à inflação medida pelo INPC de janeiro a abril deste ano – será encaminhado à Câmara Municipal. 

Ainda conforme a prefeitura, o acordo prevê a restituição dos descontos realizados nos contracheques, referentes a dias de paralisação, ainda este mês.

Leia mais:

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por