Órgão reforça cuidados principalmente para as regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
Há "risco elevado de incêndios florestais" nos próximos dias, informou a Defesa Civil Estadual (CBMMG / Divulgação)
As condições atmosféricas, marcadas por calor intenso, baixa umidade do ar e rajadas de vento, criam um cenário favorável à propagação rápida de queimadas em Minas pelo menos até domingo (24). Um alerta de "risco elevado de incêndios florestais" foi emitido nesta sexta-feira (22) pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), voltado para cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
De acordo com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) e o Centro de Inteligência em Defesa Civil (Cindec), as temperaturas podem atingir até 36°C, enquanto os níveis de umidade relativa do ar caem a valores críticos, podendo chegar a 12%. Além disso, rajadas de vento acima de 50km/h aumentam ainda mais o risco de queimadas.
“A população deve redobrar os cuidados. Manter hidratação, proteger crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios, e evitar qualquer ação que possa provocar incêndios são medidas essenciais. A prevenção e a atenção aos alertas ajudam a proteger vidas, propriedades e o meio ambiente”, alerta o coordenador adjunto de Defesa Civil, tenente-coronel Wenderson Duarte Marcelino.
O alerta abrange os seguintes municípios de Carneirinho, Limeira do Oeste, Iturama, União de Minas, Santa Vitória, Campina Verde, Ipiaçu, Gurinhatã, São Francisco de Sales, Itapagipe, Ituiutaba, Cachoeira Dourada, Capinópolis, Fronteira, Frutal, Comendador Gomes, Prata, Canápolis, Centralina, Araporã, Monte Alegre de Minas, Planura, Pirajuba, Campo Florido, Tupaciguara, Uberlândia, Uberaba, Água Comprida, Delta, Conceição das Alagoas e Veríssimo.
Leia mais: