Foram 40 votos favoráveis e nenhum contra
Câmara aprova construção do IFMG no Barreiro (Cristina Medeiros/CMBH)
A Câmara Municipal de BH aprovou em 2º turno a construção de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) na região do Barreiro, durante reunião extraordinária realizada nesta quarta-feira (27). Foram 40 votos favoráveis e nenhum contra.
Agora, a Comissão de Legislação e Justiça (CLJ), a ser realizada nesta quinta (28), às 12h, fará a análise da redação final e então o projeto poderá ser enviado para sanção do prefeito Álvaro Damião.
De autoria do Executivo, o Projeto de Lei (PL) 396/2025 cria a Operação Urbana Simplificada (OUS), medida que define parâmetros especiais para a construção do IFMG. O PL teve tramitação acelerada na Casa, com parecer conjunto das comissões de mérito.
“É muito gratificante, como morador da região do Barreiro, ter um instituto desse na nossa região. Um instituto que transforma a vida das pessoas. Que transforma jovens, crianças, muda toda a região”, disse o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Professor Juliano Lopes (Pode).
O campus Belo Horizonte será o 18° do IFMG em Minas Gerais e o primeiro na capital. Ele estará localizado na avenida Waldyr Soeiro Emrich (Via do Minério), entre as ruas Alfredina Amaral e Maria Letícia. O terreno, com mais de 8 mil metros quadrados, foi doado pela prefeitura.
Quando estiver operando com sua capacidade total, a expectativa é que tenha 1,5 mil vagas, nas áreas de meio ambiente e saúde. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, serão ofertados cursos de técnico em análises clínicas, enfermagem, farmácia, nutrição e dietética, radiologia e cuidado de idosos, entre outros.
Leia mais