(Maurício de Souza)
A poucos dias para o Natal, comerciantes das avenidas Paraná e Santos Dumont, no Centro de BH, podem se beneficiar do aumento no número de clientes. A circulação de pedestres e veículos (apenas para estacionamento e garagens) deve subir a partir de hoje com algumas modificações no local que abriga um canteiro de obras do BRT. Tapumes e máquinas pesadas serão retirados da via, possibilitando maior mobilidade na área.
Para os desavisados, é bom lembrar que o tráfego está liberado apenas para trânsito local. Ônibus e outros veículos não vão mais circular nas vias, que agora fazem parte do sistema de transporte rápido por ônibus, batizado de Move.
Apesar do ganho de mobilidade nas avenidas, as obras ainda não foram finalizadas. Algumas atividades ainda serão realizadas dentro das estações de passageiros até o dia 31 de dezembro, quando todo o trabalho deve ser concluído.
A estimativa da prefeitura é de que as linhas de ônibus da área central e da avenida Cristiano Machado entrem em operação no dia 15 de fevereiro de 2014. O trecho da avenida Antônio Carlos até a estação Pampulha deve passar a funcionar no dia 15 de março do ano que vem.
Todo o sistema estará pronto para entrar em operação, até as estações Vilarinho e Venda Nova, no dia 15 de abril de 2014, conforme cronograma da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).
Atrasos sucessivos nas obras
A conclusão do BRT sofreu sucessivos atrasos de execução e prazos de entrega desde que as obras foram anunciadas, em janeiro de 2010, dentro da Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo 2014.
De acordo com a Controladoria Geral da União (CGU), os primeiros prazos para finalização das obras na capital mineira eram setembro de 2011 (avenida Cristiano Machado), junho de 2012 (área central) e setembro de 2012 (avenidas Antônio Carlos/Pedro I).