Responsabilidade no trânsito

Campanha contra atropelamento de animais silvestres é encerrada neste domingo no Zoológico de BH

Júnia Rodrigues
jralmeida@hojeemdia.com.br
12/11/2022 às 17:20.
Atualizado em 12/11/2022 às 17:22
“Ajudar é o Bicho!”  tem o objetivo de conscientizar a população sobre a responsabilidade no trânsito (Rizzia Botelho / PBH)

“Ajudar é o Bicho!” tem o objetivo de conscientizar a população sobre a responsabilidade no trânsito (Rizzia Botelho / PBH)

O Zoológico de Belo Horizonte realiza, neste domingo (13), o Dia Nacional do Urubuzar. A data marca o encerramento da Campanha “Ajudar é o Bicho!”, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a responsabilidade no trânsito e o impacto no número de animais silvestres mortos nas estradas.

Entre as atividades do domingo - parte da campanha realizada pelo Zoológico neste ano e outras instituições do país - estão bate-papo entre as equipes de Gerência de Educação Ambiental e Gerência do Jardim Zoológico e visitantes, distribuição de materiais educativos e divulgação do aplicativo Sistema Urubu.

A ferramenta colaborativa, gratuita e de acesso a todos os cidadãos, coleta dados sobre os atropelamentos nas estradas, ajudando a mapear os locais mais críticos, as espécies mais impactadas e a definir políticas para diminuir os atropelamentos.

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, no domingo será possível ainda conhecer um pouco mais sobre os animais que estão sob os cuidados do Zoo de BH e que integram a lista dos mais afetados por atropelamentos nas estradas. 

Campanha Ajudar é o Bicho

A PBH reitera que os pilares da “Ajudar é o Bicho” são os zoológicos, aquários e as universidades.

Nos zoológicos parceiros, ao chegar ao recinto de um animal afetado por atropelamento, o visitante terá um banner com informações dos impactos e mapas de áreas com mais atropelamentos.

São disponibilizados, ainda, Qr Codes para baixar o aplicativo do Sistema Urubu e acessar a página oficial da campanha.

Sistema Urubu

O Sistema Urubu foi lançado em 2014 e tem a proposta de mapear as áreas com maior concentração de atropelamentos. Segundo o governo municipal, o aplicativo, que é uma rede social de conservação da biodiversidade, reúne mais de 50 mil pessoas e mais de 40 mil registros de animais atropelados.

Em abril de 2021, ele foi relançado com novidades e ainda mais interativo, podendo ser baixado gratuitamente para Android e iOS.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por