(Ricardo Bastos)
Cobertores, agasalhos e sapatos esquecidos no fundo do armário ganharão, nos próximos dias, um novo uso e novos donos. Com a campanha “Doe calor a quem tem frio”, promovida pelo Grupo Bel – do qual fazem parte o jornal Hoje em Dia e as rádios 98 e 102,9 FM – milhares de peças de roupa foram recolhidas, nessa sexta-feira (1º), na Praça JK, no bairro Sion, zona Sul de Belo Horizonte. O próximo passo é distribuir o material a moradores de rua da capital e a pessoas carentes de mais de 50 cidades mineiras.
Algumas pessoas não se limitaram a doar as próprias roupas. Como as irmãs Daniele e Kelly Fraga, de 27 e 30 anos, que, sensibilizadas pela situação de quem não tem como se proteger do frio, telefonaram para amigos e parentes, que também se dispuseram a ajudar. O resultado do esforço era visível: uma mala e três sacolas cheias de doações.
A bancária Adriane Silveira não pôde doar tantas peças, mas fez dois gorrinhos com as próprias mãos para que fossem entregues a crianças que precisam se aquecer. “Um é de crochê, outro de tricô. Levei três dias para terminar”, contou.
Mesmo quem não soube da campanha com antecedência deu um jeito de contribuir. Colegas de trabalho, Luiz Marcos Gomes Faul e Mário Henrique Ribeiro de Melo estavam dentro do carro quando ouviram o anúncio sobre a arrecadação.
“Aproveitamos que estávamos passando pela região e viemos aqui para deixar as nossas jaquetas”, disse Luiz, que tirou o agasalho do próprio corpo.
Iniciativa semelhante foi adotada pelo empresário Alexandre Antônio Ferreira. Sem ter separado nada em casa para doar, decidiu passar em uma loja e comprou 20 cobertores. “Fiquei sabendo de última hora que estavam recolhendo doações. Quis ajudar de alguma forma”, disse.
Distribuição
A quantidade de peças doadas ao longo do dia ainda não foi contabilizada. Agora, o grupo Força do Bem, parceiro do Grupo Bel na campanha, será responsável por separar as roupas por tipo e tamanho para fazer a distribuição entre pessoas carentes.
Voluntária da instituição, Érika Furtado afirmou que, a partir de neste domingo (3), sairá um carro para entregar as doações a moradores de rua, enquanto outros integrantes farão uma rota pelos municípios do interior de Minas. “Vamos fazer uma rota entre Brumadinho e Confins. Nesse caminho, passaremos por 54 postos de entrega de doações”.
Confira galeria de imagens das doações: