Imunizantes estão disponíveis nos 153 postos de saúde da capital e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante, na Savassi
Campanha de multivacinação em BH termina na próxima sexta-feira (30) (Fernando Michel / Hoje em Dia)
Termina na próxima sexta-feira (29), em Belo Horizonte, a campanha de multivacinação para atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. As vacinas estão disponíveis nas nove regionais, em 153 postos de saúde das nove regionais da cidade e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Endereços e horários de funcionamento podem ser consultados no portal da Prefeitura (clique aqui).
A campanha teve o Dia D realizado no sábado passado (25), quando 14.204 mil doses foram distribuídas.
A Secretaria Municipal de Saúde chama a atenção para os pais e responsáveis que ainda não procuraram as unidades e alerta sobre a importância da vacinação, que é a principal forma de prevenção, controle e erradicação das doenças imunopreveníveis. Desde o início da campanha, em 4 de novembro, já foram administradas mais de 61 mil doses de vacinas.
Estão disponíveis diversas vacinas para o público, como rotavírus, poliomielite, meningocócica ACWY, pneumocócica 10, hepatites A e B, papilomavírus humano (HPV), pentavalente, febre amarela, tríplice viral e gripe. Além disso, a Qdenga, que protege contra a dengue, também poderá ser aplicada exclusivamente no grupo de 6 a 14 anos, de acordo com a avaliação da situação vacinal, que definirá a necessidade de administração da primeira ou segunda dose. Já a BCG será ofertada exclusivamente nos locais de referência, que podem ser verificados no portal da Prefeitura.
Neste momento a rede pública não dispõe das vacinas contra a covid-19 e contra a varicela. O município já notificou a Secretaria de Estado da Saúde (SES) sobre a falta. No entanto foi informado que não há previsão para o reabastecimento - os imunizantes ofertados pelo SUS são fornecidos pelo Ministério da Saúde e encaminhados pelo governo estadual.
O Hoje em Dia questionou o Governo Federal a respeito da falta de vacinas em BH e em Minas, e irá atualizar esta matéria assim que tiver um posicionamento.
Durante a Campanha de Multivacinação as doses são aplicadas de acordo com a avaliação da situação vacinal de cada criança e adolescente. Sendo assim, é fundamental que os pais ou responsáveis legais estejam presentes e levem a caderneta de vacinação para a conferência e atualização. Além disso, também é necessário um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço residencial para o devido registro. Mesmo com o fim da campanha, as vacinas seguem disponíveis nas unidades de saúde.
* Com informações da PBH