Dia D

Campanha de vacinação contra gripe, sarampo e Covid em BH segue até as 17h

Clara Mariz *
@clara_mariz
30/04/2022 às 12:41.
Atualizado em 30/04/2022 às 14:02
 (Lucas Prates / Hoje em Dia)

(Lucas Prates / Hoje em Dia)

O Dia D de vacinação contra a gripe e o sarampo em Belo Horizonte acontece neste sábado (30), no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro da cidade, das 8h às 16h30. As crianças de 6 meses a 4 anos, os idosos maiores de 60 anos e os trabalhadores da saúde poderão receber os imunizantes. 

A campanha de repescagem de vacinação contra a Covid-19 está acontecendo em todos os centros de saúde da capital, das 8h às 17h. Poderão receber o imunizantes grupos prioritários e faixas etárias já convocadas, inclusive público infantil, seja para aplicação da primeira dose, segunda dose, reforço e adicional, ou quarto dose. 

(Lucas Prates / Hoje em Dia)

(Lucas Prates / Hoje em Dia)

Em visita ao evento do Parque Municipal, o prefeito de BH Fuad Noman (PSD) mais uma vez pediu que os pais vacinem seus filhos e enfatizou a importância da imunização contra doenças virais como o coronavírus e a gripe. “Se nós tivermos um instrumento seguro, que o mundo inteiro está tomando sem nenhum problema, vamos levar as nossas crianças para vacinar”, disse. 

Os fisioterapeutas, Felipe Cândido Gonçalves de Oliveira, de 39 anos, e Alice Rodrigues Xavier, 39 anos, além de tomarem as vacinas da gripe e do sarampo, também levaram a filha, Catarina, de 3 anos, para se imunizar. Eles afirmaram que sempre buscaram ter todas as vacinas em dia, e que valorizam campanhas que incentivam e conscientizam a população sobre o controle de doenças infectocontagiosas. A pequena Catarina contou feliz que tomou todas as vacinas e deu um recado importante para as crianças. “Eu fui corajosa e nem doeu". 

(Lucas Prates / Hoje em Dia)

(Lucas Prates / Hoje em Dia)

Cultural

Fuad também relembrou que a imunização contra o sarampo faz parte do esquema vacinal de todos os brasileiros há muito tempo e questionou o motivo dos pais estarem receosos em imunizarem seus filhos contra a doença. “O sarampo é outra vacina que historicamente todos nós tomamos, todos vocês quando eram crianças tomaram vacina contra o sarampo e nunca tiveram problema nenhum, o que que está acontecendo agora que os pais não trazem mais as crianças para se vacinarem contra o sarampo? É um apelo que eu faço, vamos trazer as crianças para vacinar”, pediu Noman.

Covid

De acordo com a secretária municipal de saúde, Cláudia Navarro, nos últimos 40 dias houve uma elevação no número de crianças que receberam a segunda dose da vacina contra a Covid. A médica afirmou, mais uma vez, a importância de completar o esquema de imunização contra a doença. “Nós entendemos que não são as crianças que não estão querendo se vacinar, são os pais que não querem. Então, nós temos trabalhado muito para mostrar aos pais a importância da vacina”, disse. 

(Lucas Prates / Hoje em Dia)

(Lucas Prates / Hoje em Dia)

Até o momento, a cobertura vacinal da gripe está em 27,2%. Já a proteção contra o sarampo atingiu 9,2% do público-alvo. A segunda dose contra a Covid-19 em crianças está em 35,9%. Confira a programação e veja quem poderá se vacinar. 

BH é da Gente 

Neste domingo (1º), nos espaços do BH é da Gente, exclusivamente as crianças de 5 a 11 anos  serão vacinadas contra a Covid-19. Os pontos de imunização acontecem nas regionais Centro-Sul, Pampulha, Oeste e Noroeste. 

(*) Com Lucas Prates

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por