Aplicação da vacina nas crianças ocorre em esquema de duas doses, sendo uma com 15 meses de idade e o reforço aos quatro ano (Felipe Couri / Arquivo Hoje em Dia)
A Campanha Nacional de Multivacinação se encerra nesta sexta-feira (30). A ação tem o objetivo de colocar em dia as vacinas de crianças e adolescentes de todo o país. Foram disponibilizados 14 tipos de imunizações, já presentes na lista da rede pública de saúde.
Para os pais e mães que não tem certeza se o cartão dos filhos está em dia, ainda dá tempo de levá-los aos postos de saúde. Quem não tiver o documento também poderá receber as doses. Para isso, basta preencher um formulário de histórico vacinal e reiniciar o ciclo.
Na campanha deste ano, a proteção contra a poliomelite será bivalente. Assim, só é preciso tomar uma vacina, que cobrirá dois tipos da doença – uma a menos do que nas outras edições da ação.
No caso das meninas abaixo de 15 anos, além das doses comuns a todos os jovens, como hepatite B, febre amarela e a tríplice viral, é possível receber também a segunda dose da vacina contra o HPV, que protege contra o câncer de colo de útero.
Leia mais: