Campanha por passagem gratuita nos ônibus é lançada em BH

Vinícius Luiz - Hoje em Dia
21/09/2013 às 17:33.
Atualizado em 20/11/2021 às 12:38

Cerca de 300 pessoas assistiram a aula pública com o engenheiro Lúcio Gregori na manhã deste sábado (21), na porta da Prefeitura de Belo Horizonte (´PBH). O evento marcou o lançamento da campanha Tarifa Zero, articulada pela Assembleia Popular Horizontal com apoio da Associação dos Usuários do Transporte Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG). Gregori foi secretário de Transportes na gestão de Luiza Erundina a frente da prefeitura de São Paulo (1989-1993). Também participou da aula, a integrante do Movimento Passe Livre de São Paulo, Monique Félix.

A campanha Tarifa Zero em Belo Horizonte quer levar um projeto de iniciativa popular à Câmara para tornar o transporte público gratuito para todos na capital. Pra isso, é necessário o recolhimento de 95 mil assinaturas de eleitores da cidade, o que representa 5% do eleitorado belo-horizontino. Assim que terminou a aula, militantes iniciaram a busca de apoio ao projeto na área central da capital.

O projeto prevê a criação de um Fundo Municipal de Mobilidade Urbana, que financiaria o transporte público gratuito, por meio de recursos próprios da prefeitura, recursos pagos em vale-transporte por empresas para os trabalhadores, receitas de publicidade nos ônibus, entre outros. Segundo o integrante da Assembleia Popular Horizontal, Luca Palmesi, a medida traria uma série de benefícios para a população. "A ideia da campanha não é só a questão econômica, é sobre o uso da cidade pela população, de como as pessoas se sacrificam em congestionamentos e como o trânsito poderia melhorar com mais transporte público", explica. Palmesi conta que foi feita uma pesquisa para identificar as dúvidas sobre o projeto, que geraram os motes da campanha, que estão em cartazes espalhados pela cidade, como "Tarifa Zero é mais segurança" e "Tarifa Zero é mais direitos".
 
De acordo o integrante da Assembleia Popular Horizontal, nenhum vereador manifestou interesse em apoiar a iniciativa. As atividades continuam amanhã no corredor da Rua Aarão Reis, entre Viaduto Santa Tereza e Praça da Estação, com a "Ocupação Tarifa Zero", série de atividades culturais e de discussão que pretendem aumentar as adesões à campanha.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por