(Ricardo Bastos/Hoje em Dia)
A audiência que abordaria a atuação da Polícia Militar durante as manifestações no último dia 12 de agosto foi cancelada. O encontro estava previsto para acontecer na manhã desta sexta-feira (21). A informação foi divulgada por e-mail na noite desta quinta (20) pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Procurado pela reportagem o representante da Comissão, o deputado Cristiano Silveira (PT) não foi encontrado para explicar o motivo do cancelamento, nem se há previsão de uma nova data. A assessoria da ALMG afirmou que também desconhece as razões do cancelamento da audiência.
À época em que foi agendada, Silveira afirmou que havia uma preocupação com a ação da PM. “Há relatos de exageros na atuação da polícia. Esse não foi o primeiro episódio envolvendo uma ação truculenta. Em manifestação perto da Cidade Administrativa, na região do Isidoro, isso também ocorreu”, disse.
Para o encontro haviam sido convidados o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Badaró Bianchini; o comandante do Batalhão de Choque da PM, tenente-coronel Gianfranco Caiafa; o comandante da 13ª Região da PM, coronel Carlos José Bratiliere; o comandante da 63ª Cia. da PM, major Edimilson Correia da Costa; a representante do Movimento Tarifa Zero, Annie Oviedo; e a professora Patrícia Santos.
Ao todo, a manifestação de 12 de agosto terminou com várias pessoas feridas e outras 62 detidas.