Obras no trecho entre as avenidas Brasil e Professor Alfredo Balena vão custar R$ 2,4 milhões
Primeiras placas de isolamento da área para a realização dos trabalhos já foram colocadas (Fernando Michel)
Mais de 10 anos após a poda radical feita para combater infestações de 'mosca-branca' em ficus da avenida Bernardo Monteiro, na região Leste de Belo Horizonte, a revitalização do local finalmente está prestes a começar.
O canteiro de obras está sendo montado entre as avenidas Brasil e Professor Alfredo Balena. As intervenções vão custar R$ 2,4 milhões e devem ficar prontas no 2º semestre deste ano.
Em julho do ano passado, a prefeitura da capital havia informado que o projeto previa árvores de grande porte com copas frondosas.
Questionada nesta quarta-feira (24) sobre quantas e quais espécies serão levadas para a região, a PBH informou apenas que estão previstas melhorias nos "pisos, jardins e paisagismo, irrigação, iluminação, placas de identificação de árvores e informativas, toldos de sombreamento, bancos, lixeiras, câmeras de segurança, pavimento elevado nas interseções, dentre outras".
Conforme a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), as intervenções fazem parte do programa de requalificação “Centro de Todo Mundo”, lançado em março do ano passado. As diretrizes arquitetônicas, paisagísticas e urbanísticas da obra foram estabelecidas após a realização de um concurso nacional.
Relembre
Em março de 2013, a infestação da mosca-branca em ficus levou a prefeitura de BH a decretar situação de emergência. Árvores ameaçadas foram cortadas nas avenidas Bernardo Monteiro e Barbacena, nas imediações da Igreja da Boa Viagem e na praça Afonso Arinos.
O inseto é capaz de sugar a seiva das plantas e provocar queda das folhas, deixando um aspecto de mortas.
Leia mais: