Luto na arte

Cantora lírica e ex-diretora da Escola de Música da UFMG, Mônica Pedrosa morre em BH

Artista estava internada, há alguns meses, no Hospital Madre Teresa e deixa marido e dois filhos

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 22/02/2024 às 15:58.
Mônica Pedrosa faleceu nesta quinta-feira; causa da morte não foi divulgada (Acervo familiar)

Mônica Pedrosa faleceu nesta quinta-feira; causa da morte não foi divulgada (Acervo familiar)

Morreu no início da madrugada desta quinta-feira (22), em Belo Horizonte, a cantora lírica e ex-diretora da Escola de Música da UFMG, Mônica Pedrosa. A despedida será no Parque da Colina (Rua Santarém, 50, bairro Nova Cintra, região Noroeste da capital), nesta sexta (23), das 8h30 às 11h30, na Capela 3.

Ela estava internada, há alguns meses, no Hospital Madre Teresa. A causa da morte não foi divulgada. Mônica deixa marido e dois filhos.

Dona de voz e timbres belos e de uma carreira respeitável e reconhecida, ela construiu um importante legado de registros artísticos fonográficos e pesquisas. Foi responsável pela formação acadêmica de inúmeros cantores, nas décadas em que atuou como professora.

Ao lado do violonista Fernando Araújo realizou, durante anos um intenso trabalho de pesquisa e valorização da canção erudita brasileira. Conteúdo registrado no CD e livro de partituras “Canções da Terra, Canções do Mar” e na gravação das canções com violão de Francisco Mignone, lançada recentemente pelo Selo SESC e disponível em todas as plataformas de streaming.

A despedida dos palcos

O mais recente trabalho de Mônica Pedrosa foi fruto da realização do pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Riverside, com o apoio da UFMG, por meio do programa Capes Print. O projeto integrou as pesquisas desenvolvidas no Laboratório da Canção Brasileira da Escola de Música da UFMG, coordenado pelo Grupo de Pesquisa Resgate da Canção Brasileira/CNPq, e ofereceu uma base de conhecimentos para novas pesquisas na área da pesquisa artística.

O fruto deste trabalho foi o lançamento do filme concerto “Cantos da Memória” com a soprano Mônica Pedrosa e o violonista Fernando Araújo, lançado publicamente, em 2023, no Conservatório da UFMG. 

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por