(Samuel Mendes/Acervo Belotur)
A maior festa da capital mineira foi lançada nesta quarta-feira (13). O Carnaval de Belo Horizonte deve reunir 4,6 milhões de foliões, 20% a mais do que no ano passado. Com programação disponível no site www.carnavaldebelohorizonte.com.br, o evento dura 23 dias ininterruptos, com início no próximo sábado (16) e encerramento em 10 de março.
Pelas ruas da cidade 515 blocos vão fazer 620 desfiles, além de shows, escolas de samba e cortejos caricatos. A verba para 2019 totaliza R$ 12,8 milhões. Os patrocinadores oficiais são a cerveja Skol e o aplicativo de mobilidade urbana Uber. Há 13,1 mil ambulantes credenciados.
Segundo a PBH, 15 mil banheiros estarão espalhados pelas ruas nos 23 dias de festa. Mas, do dia 1º ao dia 5 de março, data dos principais desfiles e também do feriado, serão cerca de 10 mil estruturas.
Misto de alegria e tristeza
Durante a inauguração do evento, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, não só falou sobre o planejamento da festa, mas também lamentou as mortes ocorridas com o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. “O Carnaval não será o mesmo dos anos anteriores: ele será muito maior e muito mais triste. Acontece que ele se tornou o evento mais importante da cidade e tem que seguir”, afirmou.
“Infelizmente ninguém está preso como devia estar e nós vamos ter que seguir a vida, como sempre foi”, disse Kalil. O prefeito também agradeceu o trabalho da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, tanto na capital quanto no interior.