Dados do Governo

Carnaval de BH: ocorrências de furto de celular e importunação sexual diminuem

Cerca de 80% dos turistas disseram se sentir seguros nas cidades mineiras durante a folia

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
15/02/2024 às 15:41.
Atualizado em 15/02/2024 às 15:52
Registros gerais de roubo tiveram redução de 31,5% e os de furto, de 31,4%, em todo o estado (Dirceu Aurélio/Imprensa MG)

Registros gerais de roubo tiveram redução de 31,5% e os de furto, de 31,4%, em todo o estado (Dirceu Aurélio/Imprensa MG)

Durante o Carnaval de Belo Horizonte, foram registradas quase 50% a menos ocorrências envolvendo celulares em relação ao ano passado. Os dados estão no levantamento apresentado pelas forças de segurança de Minas nesta quinta-feira (15), que apontaram diminuição, também, nas denúncias de importunação sexual: 36,8% em relação a 2023.

Os registros gerais de roubo tiveram redução de 31,5% e os de furto, de 31,4%, em todo o estado, como mostram os dados do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Foram exatos 1.296 furtos a menos em Minas durante o Carnaval.

Já em Belo Horizonte, houve queda de 37,4% nos roubos e de 24,7% nos furtos. Motivo de preocupação dos foliões, os furtos e roubos de celulares também tiveram queda na folia deste ano, tanto em Belo Horizonte quanto nas cidades do interior. A redução foi de 21,4% em todo o estado e de 10% na capital – quando se considera o furto; e de 36,6% no estado e 47,8% em BH – quando se considera o roubo dos aparelhos.

Importunação sexual e estupro

Os registros de importunação sexual também são preocupação frequente quando o assunto é Carnaval, principalmente entre o público feminino. No estado, os dados de importunação sexual caíram 36,8%, diminuindo de 76 ocorrências na folia do ano passado para 48, no mesmo período deste ano.

Já em Belo Horizonte, a redução foi de 27,7%, com queda de 18 para 13 casos. No Carnaval da capital, a maior parte das vítimas (69,2%) têm idade entre 18 e 30 anos. 

De acordo com pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais, a sensação de segurança no estado foi bem avaliada pelos foliões que vieram de outras cidades e estados, na capital e no interior de Minas: 78% dos visitantes atribuíram as classificações de "muito bom" a "ótima" para este quesito, pontuando entre sete e dez em uma escala de zero a dez.

A Polícia Militar utilizou drones modernos, com câmeras de alta potência e aproximação de até 56 vezes, além de Plataformas de Observação Elevadas (POEs), que possuem tecnologia embarcada com câmeras que filmam 360° e têm capacidade de identificar uma pessoa num raio de três a quatro quilômetros.

Como exemplo, a prisão de autores de furto a celular, no sábado de Carnaval (10), em um desfile de bloco, a partir de imagens geradas pelos drones. As características foram repassadas ao policiamento em solo, que prendeu pessoas e recuperou diversos aparelhos.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por