(Samuel Costa/ Hoje em Dia)
Centenas de pessoas estiveram na manhã deste sábado (7) na Praça da Liberdade para acompanhar o lançamento oficial do Carnaval de Minas Gerais. Blocos e grupos caricatos de seis cidades do interior e Grande BH participaram das apresentações que inauguraram a folia no estado.
Um deles foi o Bloco Zé Pereira, tradicional no município de Mariana e que já tem mais de 100 anos de existência. Com seus bonecos que medem mais de dois metros, o grupo atraiu a atenção do público.
De acordo com Maria José Chaves, uma das representantes da turma e responsável pela confecção dos bonecos, essa não é a primeira vez que o grupo se apresenta fora de Mariana. Frequentemente o bloco é convidado para se apresentar em outras cidades e até estados.
“Já fomos para São Paulo e Rio de Janeiro. Este ano vamos para Catas Altas e Congonhas. Nessas viagens vemos que o carnaval ainda é valorizado e aproveitado por muitas pessoas”, afirmou.
De acordo com o secretário de Turismo e Esportes, Geraldo Pimenta, a expectativa é a de que, como em todos os anos, Minas receba foliões de outros estados e até do exterior. “Minas tem um bom carnaval de blocos de rua de banda, tem uma diversidade muito grande, que chamam a atenção”, disse. Ele destacou que uma das propostas é levar a mensagem sobre a importância do consumo consciente de água. “O nosso tema é esbanje alegria mas economize água”, salientou.
A abertura do carnaval de Minas contou com a parceria de diversas secretarias e órgãos públicos, como Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Fundação Hemominas, Copasa e Secretaria de Saúde. Eles estavam à disposição em estandes montados na praça, distribuindo materiais educativos.