Homenagem

Cartão-postal de BH, Praça do Papa pode receber estátua de João Paulo II

Prefeito Álvaro Damião (União Brasil) considerou a possibilidade como uma ‘justa homenagem’

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
10/07/2025 às 11:53.
Atualizado em 10/07/2025 às 14:06
Praça está em reforma desde fevereiro de 2024 (Valéria Marques/ Hoje em Dia)

Praça está em reforma desde fevereiro de 2024 (Valéria Marques/ Hoje em Dia)

O Papa João Paulo II, que visitou Belo Horizonte na década de 1980, poderá receber mais uma homenagem na capital mineira. A Praça João Pinheiro, no bairro Mangabeiras, região Centro-Sul da cidade, que foi rebatizada de Praça do Papa após a visita do pontífice, pode ganhar uma estátua do representante da Igreja Católica.

Nesta quinta-feira (10), durante uma visita às obras na praça, o prefeito Álvaro Damião (União Brasil), comentou sobre a ideia, que surgiu após um pedido da Arquidiocese de BH. Para o político, a estátua seria uma “justa homenagem” ao pontífice que reuniu milhões de pessoas nas ruas da capital no dia 1° de julho de 1980. 

“A arquidiocese fez um pedido para a gente e entendemos que é justo. Eu fui uma das milhões de pessoas que estavam aqui ou na Afonso Pena, na visita do Papa João Paulo II a BH. É justa a homenagem que tenha uma estátua dele aqui”, afirmou. 

Damião revelou que a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) está em contato com a Arquidiocese para tratar da possibilidade. “Que seja uma homenagem que todos possam reconhecer e gostar. Queremos ver as pessoas postando nas redes sociais as imagens que já vimos, da Serra do Curral, de Belo Horizonte e quem sabe da estátua do Papa”. 

O Hoje em Dia entrou em contato com a Arquidiocese de BH e aguarda retorno.

Obras na Praça do Papa

A tão aguardada liberação da parte de cima da Praça do Papa, um dos cartões-postais de Belo Horizonte, está prevista para agosto. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (10) pelo prefeito da capital, Álvaro Damião (União Brasil), que visitou o local. A praça, localizada na região Centro-Sul, está em reformas desde fevereiro de 2024.

"A expectativa agora é entregar essa parte de cima no próximo mês, em agosto, no mais tardar setembro, e entregar toda a praça no fim do ano", declarou Damião, tranquilizando os moradores sobre o andamento das intervenções.

A Praça do Papa permanece fechada ao público há mais de um ano, frustrando a expectativa dos belo-horizontinos. Inicialmente, a previsão de término das obras era dezembro de 2024, mas foi adiada para junho deste ano e, posteriormente, para o fim de 2025.

O prefeito explicou que os atrasos foram causados por um imprevisto com a fornecedora do piso, que é tombado e exige um processo de produção específico. "Muito se fala da liberação ou não da reforma, temos que lembrar que a praça e o piso são tombados. Por conta disso tivemos o atraso na obra. Só uma empresa consegue fazer o piso e ela teve que parar o maquinário e tivemos que aguardar para colocar esse piso", justificou Damião. 

Leia mais: 

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por