Documento elaborado por comunidades de Belo Horizonte reúne propostas sobre preservação ambiental, prevenção de desastres e participação das juventudes

Carta da COP das Quebradas é entregue a autoridades na COP 30 (Divulgação/PBH)
A Carta da COP das Quebradas, elaborada por representantes de comunidades de Belo Horizonte, foi entregue a autoridades federais e ao presidente da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), realizada em Belém do Pará. O documento reúne propostas sobre prevenção de desastres, preservação de nascentes, rearborização e maior participação das juventudes em decisões sobre políticas climáticas.
O subsecretário de Gestão Ambiental e do Clima de Belo Horizonte, Dimi Chaves, entregou a carta em mãos ao presidente da COP 30, André Corrêa do Lago; à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; ao ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho; e ao ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Subsecretário de Gestão Ambiental e do Clima, Dimi Chaves e o presidente da Cop 30 André Corrêa do Lago (Divulgação/PBH)
Durante a conferência, Dimi Chaves destacou a importância de ampliar o diálogo entre comunidades urbanas e gestores públicos sobre ações de adaptação e mitigação dos impactos climáticos. “Os espaços na COP 30 estão sendo fundamentais para mostrarmos a importância da municipalidade e das cidades na efetivação de ações de resiliência, além da troca que estamos tendo com gestores de todo o mundo”, afirmou.
O representante de Belo Horizonte participou de painéis no pavilhão Cidades Resilientes, onde apresentou experiências de adaptação climática e saúde. A atividade reuniu gestores de São Paulo, Minas Gerais e Pará, que discutiram temas como monitoramento de ecossistemas, controle de doenças e fortalecimento da resiliência mental.
Também foram apresentadas iniciativas baseadas na natureza, como refúgios climáticos, jardins de chuva, planos de arborização e programas de preservação e recuperação de nascentes. As ações integram esforços locais de enfrentamento às mudanças climáticas e de fortalecimento da sustentabilidade urbana.
A COP 30, iniciada em 10 de novembro, reúne chefes de Estado, cientistas, empresários, representantes da ONU e da sociedade civil de cerca de 170 países. O evento, que segue até o dia 21, conta com mais de 56 mil inscritos e inclui encontros temáticos na chamada bluezone, onde são discutidas soluções locais e compromissos globais para o combate à crise climática.
Leia mais