'Casa na árvore' vai ser reconstruída com a ajuda de arquitetos da PBH

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
27/09/2017 às 15:12.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:45
 (Reprodução Facebook Áurea Cristina)

(Reprodução Facebook Áurea Cristina)

O espaço conhecido como "Casa na Àrvore" em Belo Horizonte e que foi destruído por um incêndio, no último domingo (24), vai ser reconstruído pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com os moradores de rua. 

A decisão foi tomada, depois de reunião que envolveu os secretários de Governo, Paulo Lamac; de Política Urbana, Maria Caldas; de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Colares, e o diretor da Secretaria Municipal de Cultura, Marcelo Bones. Também participaram do encontro a defensora pública, Júnia Roman, os quatro integrantes do espaço, além de representantes de entidades sociais e associações comunitárias de bairros do entorno. "É possível agregar a experiência já vivida no local com a adequada utilização do espaço público, em conformidade com o ordenamento urbano", afirmou Paulo Lamac.

No encontro, ficou definido que, nos próximos dias, arquitetos urbanistas da Secretaria de Política Urbana vão propor um projeto para o local, com a participação dos envolvidos.

Segundo a PBH, também foi discutido que o local que receberá o projeto não será utilizado como espaço de moradia e de construções improvisadas e irregulares.

Foram apresentadas ainda políticas públicas para a inserção dos moradores da casa em programas sociais de moradia e de trabalho.

Nesta quinta-feira (28), uma nova reunião deve ser realizada na Regional Oeste com a presença de arquitetos da Prefeitura.Flávio Tavares / N/AApenas uma moradora dos quatro que viviam na casa estava no local na hora do incêndio

O incêndio

O incêndio foi no último domingo, por volta das 20h45. As chamas consumiram centenas de livros, retirados de lixos, que eram reciclados e emprestados para a comunidade. 

No momento do incêndio, somente uma moradora dos quatro que viviam na "Casa na Árvore" estava no local e conseguiu sair sem se machucar. 

Na ocasião, eles contaram que há duas semanas, tinham recebido uma ordem de despejo do local. 

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. 

* Fonte: PBH

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por