Catapora pode ter causado morte de criança no Sul de Minas

Jefferson Delbem - Do Hoje em Dia
24/08/2012 às 12:14.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:43

Uma criança de apenas 3 anos morreu na quinta-feira (23) em Itajubá, região Sul de Minas Gerais, possivelmente em decorrência de uma catapora. A suspeita ainda está sendo investigada pela Secretaria de Saúde do município. No entanto, o número de pessoas contaminadas com a doença aumentou consideravelmente nos primeiros sete meses deste ano na cidade. Foram 352 contra 58 em todo 2011, um aumento de 500%.

A secretária de Saúde de Itajubá, Maria de Lourdes Moraes, disse que no boletim médico da vítima consta que ela sofreu um edema cerebral em por varicela, transmissora da catapora. "Como aconteceu na quinta, ainda é muito cedo para afirmarmos que a morte ocorreu devido a catapora. Precisamos estudar detalhadamente o assunto. Para isso, já formamos um comitê de avaliação", explicou a secretaria.

Só em 2012, de acordo com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, foram notificados 5.583 casos de catapora e sete pessoas morreram. A SES alerta que com a proximidade da primavera, a doença tende a se intensificar, devido à sua forma de transmissão.

“O ser humano é a única fonte de secreção do vírus e, devido às correntes de ar mais frias, as pessoas ficam mais aglomeradas e em ambientes fechados, com pouca ventilação, o que facilita o contágio”, explica a coordenadora estadual de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Janaina Fonseca Almeida.

Uma das formas mais eficazes de se prevenir a contaminação é manter os cuidados básicos de higiene, entre estas, manter as unhas bem aparadas e limpas, o que vai impedir a contaminação das feridas.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por