Cemig cortou energia elétrica em distritos de Mariana para evitar eletrocussão

Hoje em Dia
09/11/2015 às 15:17.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:24

Desde o dia do acidente com barragens da mineradora Samarco, na última quinta-feira (5), a Cemig está em Mariana a fim de reestabelecer a energia nos locais afetados e garantir a segurança da população e equipes de resgate, que são ameaçadas por linhas de distribuição de eletricidade rompidas e eventualmente energizadas.

De acordo com o supervisor técnico do sistema elétrico de campo da Cemig, Geraldo Arlindo Gondim, à primeira vista era difícil avaliar os caminhos para resolver os problemas da rede elétrica, mas a segurança sempre foi o mais importante. "Portanto, a primeira coisa a se fazer era iniciar o rastreamento da rede no local e desligar eventuais circuitos que ainda poderiam estar energizados, para evitar acidentes de choque elétrico”, explica.
 
Segundo informações da Cemig, no momento ainda é impossível executar serviços de reparo e reconstrução da rede nos locais alagados e ilhados pela lama, devido à dificuldade de acesso. “A prioridade ainda é a segurança, mas também estamos fazendo o máximo para religar o maior número possível de trechos da rede, aquelas partes em que é possível cortar os cabos e isolar os rompimentos expostos”, explica Bernardo Pains Silva, engenheiro do Centro de Operações de Distribuição da Cemig.

Em um esforço em conjunto com os bombeiros e defesa civil, Geraldo Gondim frisou ainda o comportamento dos profissionais frente à situação delicada. “A gente percebe que o esforço de todos é redobrado nestas situações. Todo mundo acaba se empenhando mais do que no dia a dia, pois entende que a situação é especial e exige isso, esse sentimento de querer ajudar o máximo possível”, conclui o técnico da Cemig.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por