A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) lançou nesta quinta-feira (19) seu plano de atendimento para o período chuvoso, entre outubro e março. Segundo a direção da empresa, uma série de medidas foram adotadas, ao longo do ano, para tentar minimizar o número de quedas de energia e agilizar o tempo de religação. Cerca de R$ 90,6 milhões foram investidos na dobra do número de detectores de raios, passando para 18 no Estado, além de expansão, modernização, manutenção e reforma da rede, linhas e subestações da Cemig. Também estão previstas 500 mil podas de árvores, sendo 120 mil na Grande BH, e reforço de equipes de call center e técnicos na rua. Segundo o superintendente de Relacionamento Comercial com Clientes da empresa, Carlos Augusto Reis de Oliveira, o número de horas que, em média, os imóveis ficaram sem energia elétrica na Grande BH caiu 26% entre 2011 e 2013. Há dois anos, o tempo médio sem energia era de 4,3 horas. No ano passado foi de 3,2 horas e neste ano, 2,3 horas. No entanto, dados disponíveis no site da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram números diferentes. Ao todo, em 2011 e 2012, o tempo médio em Minas Gerais ultrapassou 14 horas sem eletricidade, duas a mais que o limite para o Estado. Mesmo com a justificativa de que 30% das ocorrências eram de interrupção programada, para manutenção e aviso ao consumidor, o tempo no escuro chega a quase 10 horas. Falta de energia
Em caso de falta de energia em residência ou na região, o consumidor pode solicitar a religação da energia elétrica pelo Fale com a Cemig telefone 116, a Agência Virtual (www.cemig.com.br) ou por SMS (mensagem via celular). Basta enviar um torpedo para o número 29810. O serviço é gratuito e proporciona mais agilidade no atendimento.
O consumidor deve seguir os seguintes passos: digitar cemig luz, ESPAÇO, digitar o número do cliente, ESPAÇO, digitar o número da instalação e enviar para o número 29810. O número do cliente e o número da instalação estão impressos na fatura de energia.
Segurança
Em caso de fio partido, o cliente deve entrar em contato diretamente pelo telefone 116. A ligação é gratuita e o serviço está disponível 24 horas por dia.