Centenas de estudantes tentam bolsas de estudos na Ação Promove

Tatiana Lagôa
tlagoa@hojeemdia.com.br
20/11/2016 às 13:19.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:44
 (Valéria Marques)

(Valéria Marques)

Com as chances de se conquistar um subsídio do governo cada vez menores, em decorrência da crise econômica, estudantes buscam alternativas para realizar o sonho de ingresso na universidade. Neste domingo (20), mais de 400 jovens tentam conquistar uma bolsa de estudos na chamada Ação Promove. Estão em jogo descontos de até 90% nas mensalidades de mais de 30 cursos das Faculdades Promove e das parceiras Faculdades Kennedy e Unincor.

O evento tem ainda como parceiros Funorte, Soebras e Fundação Hilton Rocha. Também dão apoio à ação a Clínica de Estética Larissa Jordão, jornal Hoje em Dia, Big Shopping, Vitallis e Conecte (Christiano Rocco). A ação ocorre na Escola Estadual Hilton Rocha, no bairro 1º de Maio, e vai até às 15 horas. Já nesse sábado (19), o evento ocorreu em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e também atraiu centenas de estudantes em busca de uma oportunidade de estudar pagando menos. Nos dois dias, cerca de 600 pessoas fizeram as provas para concorrer às bolsas de 30% a 90%.

O estudante Guilherme Menezes Silva, de 19 anos, foi uma delas. Formado no ano passado, ele fez a prova neste domingo em busca de uma bolsa de estudos. O objetivo do estudante é fazer o curso de administração de empresas e vê na iniciativa a chance de viabilizá-lo. “Eu vejo essa ação como uma ótima oportunidade para aqueles que não têm condições de pagar uma universidade integralmente para estudarem”, afirma.

Bolsas

Segundo o diretor Administrativo das Faculdades Promove e Kennedy, Paulo Linhares, em todo o ano, a instituição de ensino deverá distribuir mais de 10 mil bolsas, sendo mais de 100 delas com descontos de 90%. Entram nessa ação os cerca de 30 cursos de graduação disponíveis, dentre eles Administração, Direito, Engenharia Civil, Mecânica e de Produção, Gastronomia, Enfermagem, Nutrição, Logística, Recursos Humanos, Gestão em Marketing, Publicidade e Propaganda e Sistemas de Informação.

Linhares destaca que nessa ação não há qualquer outro critério de seleção a não ser o mérito. “Quem participa do evento concorre de forma meritosa. E fora essa iniciativa nós temos outro programa de bolsas sociais voltado para estudantes de baixa renda”, afirma. Ainda neste ano, acontecerão outras oito ações desse tipo, além de duas entre janeiro e fevereiro de 2017.

Com as dificuldades de se conseguir bolsas do governo federal, a ação vem sendo procurada por cada vez mais estudantes a cada edição. “Se a crise existe, ficar sem estudar é a pior opção. O estudo abre novas oportunidades para quem quer superar o mau momento econômico”, justifica.

Serviços

Além da realização de provas para a obtenção de bolsa de estudos para o próximo semestre, as várias pessoas que estiveram no local puderam aproveitar dos serviços gratuitos disponíveis, como atendimento oftalmológico, aferição de pressão, atendimento jurídico, estética e saúde e oficina de beleza.

Os atendimentos são feitos por profissionais cedidos pelas Faculdades Kennedy, Promove, Fundação Hilton Rocha, Unincor e Funorte. Um deles é o técnico de oftalmologia, Rosman Santos. Ele conta que são feitos exames de vista e, em caso, de necessidade há encaminhamento para a Fundação Hilton Rocha para realização dos tratamentos necessários.

O trabalho é uma boa oportunidade também para estudantes das universidades que acompanham de perto os trabalhos. “É uma chance de conhecer como vai ser nosso trabalho no futuro”, afirma a estudante de enfermagem, Katleen Prince Carvalho, de 18 anos.

Desempregada e com apenas o dinheiro da passagem no bolso, a dona de casa Maria de Lourdes Viera da Silva, de 54 anos, aproveitou todos os serviços disponíveis. “Achei ótimo. Uma filha minha está fazendo prova, tentando a bolsa. Vou ligar para meu outro filho para vir cortar o cabelo e consultar no oftalmologista. Tem que aproveitar né”, afirma.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por