(Lucas Prates/Hoje em Dia)
Quem foi até o Centro de Referência de Glaucoma da Santa Casa de BH, na Área Hospitalar, região Central da capital, na manhã desta sexta-feira (11), foi pego de surpresa e encontrou a unidade fechada. Consultas e exames que estavam marcados não foram realizados. Segundo a Santa Casa, um seminário promovido pela instituição filantrópica mobilizou toda a equipe e causou o fechamento do centro.
Quem deu de cara com a porta fechada foi a aposentada Maria da Conceição Alves, de 69 anos, que saiu de Taiobeiras, no Norte de Minas, e viajou mais de 700 km para fazer um acompanhamento de glaucoma. A idosa, que cuida da mãe de 106 anos, se sentiu desrespeitada com a falta de informação.
"Faltou respeito conosco. Saímos de longe e eu tenho um problema sério de glaucoma, muito profundo. Vou voltar sem consulta. Deixei minha mãe de 106 anos com outra pessoa para cuidar. É revoltante porque é falta de respeito com o ser humano. Tem que ter uma solução, um aviso. Eles têm os telefones, porque não avisaram?”, desabafou.
Dona Nilza Lúcia também teve sua consulta cancelada. A diarista de 65 anos deixou de trabalhar nesta sexta para fazer seus exames. Ela também ficou surpresa ao encontrar a unidade fechada. "Eles não avisaram, se não eu nem teria vindo. Eu preciso remarcar porque tenho problema de glaucoma e não posso deixar de acompanhar. É uma falta de respeito”.
Em nota, a Santa Casa de BH afirmou que o Seminário das Unidades Ambulatoriais da SCBH acontece há 14 anos e já estava planejado há mais de dois meses. Ainda segundo a instituição, todos os pacientes foram previamente comunicados de que não haveria consultas nesta sexta (11).
Os atendimentos não teriam sido remarcados porque a agenda da Secretaria Muncipal de Saúde de Belo Horizonte, responsável por administrar as vagas, estaria fechada.
O Hoje em Dia entrou em contato com a Secretaria e aguarda retorno.
Leia Mais: