Chamada geral aos doadores de sangue na véspera do feriadão

Renato Fonseca - Hoje em Dia
24/12/2014 às 07:54.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:28
 (Cristiano Machado)

(Cristiano Machado)

O período de férias e recesso de fim de ano reflete diretamente nas doações de sangue em Minas. O estoque dos tipos sanguíneos negativos da Fundação Hemominas apresenta baixa de 40%. A queda ocorre justamente em uma época de alta demanda, uma vez que o número de acidentes de trânsito tende a crescer. Quadro que reforça a necessidade de sensibilização por parte da população.

A situação é ainda mais delicada para o grupo “O” negativo, cuja queda ultrapassa 50% do ideal. Diariamente, cerca de 700 pessoas vão a uma das 21 unidades da fundação, em todo o Estado. Porém, a média deste mês está em 490.

Entre os postos de coleta, o déficit é maior em Belo Horizonte. Normalmente, 350 voluntários procuram o hemocentro da capital a cada 24 horas, mas, nos últimos dias, foram cerca de 250. “Tivemos uma redução de 30% nas doações nesta época do ano”, diz a gerente de Captação e Cadastro de doadores da Fundação Hemominas, Heloísa Gontijo.

Por outro lado, ela garante que a situação é tranquila para os demais tipos sanguíneos. Na tentativa de reverter o problema o quanto antes, a Hemominas tem buscado ajuda na lista de voluntários existente no cadastro da fundação. “Estamos ligando para algumas pessoas do nosso arquivo”, conta. Homens doadores podem fazer nova coleta 60 dias após a primeira. Para as mulheres, o prazo é de 90 dias.

Doador de sangue há cinco anos, o recepcionista Adalton Lemos, de 28 anos, reconhece a importância da ação voluntária. “Todos que podem devem ajudar. Não só nesta época, mas o ano todo”, afirma.

Serviço

As unidades de doações de sangue do Estado vão funcionar, com horários diferenciados, durante os feriados de Natal e Réveillon. Informações no site www.hemominas.mg.gov.br. Podem doar sangue cidadãos com boa saúde, com idade entre 16 e 69 anos. É preciso agendar a presença pelo telefone 155.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por