De acordo com a Defesa Civil, chuva é de intensidade extremamente forte
Fortes tempestades podem causar de alagamentos, inundações repentinas, enxurradas e, também, transbordamento de córregos (Joel Azevedo / Hoje em Dia)
O dia virou noite em Belo Horizonte pouco antes das 16h desta segunda-feira (19). De acordo com a Defesa Civil, uma chuva de intensidade extremamente forte cai na capital esta tarde, principalmente na região da Pampulha (mais de 5,0 mm). Outras regiões que merecem atenção por parte da população são Oeste, Noroeste e Venda Nova.
Por volta das 16h30, a chuva mais forte se deslocou para a região Leste da capital.
Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.
Portanto, uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado. Dentro desse conceito, deve-se considerar:
Chuva fraca: abaixo de 5 mm/h
Chuva moderada: entre 5 e 25 mm/h
Chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h
Chuva muito forte: acima de 50 mm/h
Veja recomendações em caso de chuva:⠀
Alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.