
(Divulgação/Defesa Civil de Sabará)
A Defesa Civil de Sabará, na Grande BH, interditou neste domingo (30) a entrada principal da igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, um dos principais cartões-postais da cidade. A chuva que persiste desde sábado (29) danificou o beiral da marquise do templo.
Outras infiltrações e problemas no forro também foram percebidos durante vistoria da Defesa Civil, conforme informou o tenente Marcelo Queiroz. Apesar da interdição parcial, não há riscos para os fieis e a visitação à igreja ainda é possível.
No sábado, o muro lateral de uma residência desabou junto com o barranco e derrubou a parede dos fundos de uma casa. A residência fica no bairro Adelmolândia. Segundo o tenente Queiroz, os moradores teriam percebido o problema e saíram da casa. Ninguém se feriu. Sabará é uma das cidades mineiras que decretaram situação de emergência em decorrência da chuva.
Em menos de um mês, quatro municípios fizeram o comunicado oficial à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Oito localidades já comunicaram danos causados durante o período chuvoso. Ao todo, 2.495 pessoas estão desalojadas e 40 desabrigadas. Mais de 300 casas foram danificadas e uma pessoa morreu. O óbito aconteceu em Santo Antônio do Monte, na região Centro-Oeste de Minas, em outubro.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu alerta de que a chuva que atinge Belo Horizonte deve durar, pelo menos, até hoje. Há também a previsão de rajadas de vento de 50 quilômetros por hora e trovoadas.