(Hoje em Dia)
A forte chuva na manhã desta sexta-feira (9) já causa transtornos para motoristas em Belo Horizonte. Na avenida Raja Gabaglia, a queda de uma árvore atrapalha o trânsito no sentido BH Shopping. Segundo a BHTrans, o trânsito no local está em meia pista.
A Subsecretaria Municipal de Defesa Civil informa risco de transbordamento no córrego Vilarinho, em Venda Nova, no córrego Gorduras, próximo ao bairro Maria Goretti e também na rua Doutor Álvaro Camargos, também em Venda Nova.
No bairro São Bento, na região Centro-Sul um muro de arrimo, de aproximadamente 10 metros, desabou na rua Ivon Magalhães Pinto. O Corpo de Bombeiros informou que não há vítimas. Veja imagens do acidente:
Chuva intensa
Pelo menos seis regionais de Belo Horizonte já superaram bastante a média história de chuva prevista para todo o mês de março, conforme dados da Subsecretaria Municipal de Defesa Civil. A média histórica prevista para o mês é de 163,5 milímetros. Dados da Defesa Civil mostram que nas regionais Oeste (318,6 mm), Centro-sul (279,6mm), Noroeste (258,0 mm), Nordeste (257,6 mm), Leste (254,0) e Barreiro (200,4 mm) a marca foi superada. Os volumes de chuva foram registrados em apenas nove dias.
A explicação para que algumas regiões registrem maior volume de chuva do que outras está na formação das nuvens. O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Cleber Souza explica que, no período do verão, a formação de nuvens ocorre nos períodos da tarde e noite, o que favorece os temporais durante a madrugada. “A formação de nuvens de chuva ocorre de maneira irregular e isso favorece que algumas regiões registrem maior volume de chuva. Quanto mais baixa for a região, maior a chance de temporais. Quanto mais alta a região, menor será o volume de chuva”, esclarece.