(Flávio Tavares/Hoje em Dia)
Após um período de estiagem prolongada que deixou 138 municípios mineiros em estado de emergência, a chuva, enfim, parece que chegou para ficar. Precipitações foram registradas em praticamente todas as regiões do Estado neste início de outubro e, conforme o Centro de Climatologia TempoClima/Puc Minas, pancadas são esperadas até no extremo Norte de Minas, que há meses sofre com a seca.
"Devido a uma área de instabilidade, pode chover forte nas regiões Metropolitana, Oeste, Sul, Zona da Mata, Noroeste e parte do Norte. Apesar do extremo ainda ter sol, o tempo deve mudar nos próximos dias com o aumento da nebulosidade", explicou o meteorologista Heriberto dos Anjos.
Em Belo Horizonte, de acordo com o especialista, choveu 20mm entre a noite de segunda-feira (3) até às 8h desta terça-feira (4). O volume é considerado baixo e representou 15% do esperado para todo o mês. Contudo, a Defesa Civil da capital alerta para áreas de instabilidade que podem ocasionar pancadas de chuva, raios e ventos com cerca de 50km/h até 8h desta quarta-feira (5).
Segundo o órgão, o esperado é que até quinta-feira (6) as precipitações cheguem aos 100mm, sendo que a média histórica para outubro é de 123,1mm.
Na cidade a umidade relativa do ar deve ficar em torno nos 50% e os termômetros vão oscilar entre 15ºC e 23ºC.
TranstornoFlávio Tavares/Hoje em DiaÁrvore caiu e destruiu carro que estava na esquina da Francisco Sales com Alfredo Balena
A mesma chuva que traz alívio, também provoca dor de cabeça para muita gente. Para muitos belo-horizontinos, a manhã foi de atrasos nos compromissos devido a lentidão no trânsito. Segundo a BHTrans, há pontos de engarrafamento em quase todas as regionais. Destaque para a avenidas Carlos Luz, Brasil, Cristiano Machado, Antônio Carlos, Nossa Senhora do Carmo, Raja Gabaglia, Tancredo Neves e Via Expressa.
Além disso, árvores caíram em algumas vias da cidade. Uma dessas ocorrências foi na esquina das avenidas Francisco Sales com Alfredo Balena, no bairro Santa Efigênia, região Leste, onde um tronco desabou sobre um carro. No bairro Sagrada Família, também na região Leste, uma árvore despencou sobre a rede elétrica e um caminhão de lixo na rua Bicas. A Cemig e o Corpo de Bombeiros já foram acionados.
Apesar dos transtornos, os bombeiros e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) não registraram ocorrências graves ou danos mais sérios em decorrência da chuva.
Desaparecido
Nesta manhã, os militares também prosseguem as buscas por um homem que desapareceu no último temporal registrado no dia 25 de setembro. Wanderley Silva de Freitas, de 41 anos, sumiu depois de ser arrastado pela correnteza da chuva. Segundo populares, ele caiu no Córrego do Onça e foi levado pela enxurrada em direção a uma galeria da avenida Tereza Cristina.