Cidades em situação de emergência por conta das chuvas quase dobraram neste período chuvoso

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
22/12/2017 às 19:41.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:25
 (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

(Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Nada menos que 30 cidades mineiras já tiveram situação de emergência reconhecida pelo governo estadual desde o início do período chuvoso, em outubro. Os municípios relataram fortes tempestades com granizo, intensos vendavais, enxurradas e inundações.

Os dados constam no levantamento divulgado ontem pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). O número de localidades nessa condição aumentou cerca de 76% em comparação a outubro de 2016 a 4 de janeiro de 2017, conforme o boletim mais antigo publicado no site do órgão. Até essa data, eram 17 cidades em situação de emergência.

Porta-voz da Cedec, o capitão João Paulo Fiuza da Silva explica que neste ano mais regiões foram prejudicadas pelas chuvas fortes. “Em 2016, o Leste foi o mais afetado. Em 2017, tivemos até municípios no Norte de Minas em emergência por chuva, o que não é tão comum”, observou.

Além disso, em maio a União reduziu as exigências para se decretar situação de emergência, facilitando o enquadramento de mais cidades nessa condição.

Os decretos valem por 180 dias e ajudam as localidades a conseguirem verbas para se reerguerem.

Mortes

Ainda de acordo com o boletim da Cedec, sete pessoas morreram nos últimos três meses em decorrência dos temporais no Estado. A quantidade, porém, pode aumentar, já que existem desaparecidos após as fortes chuvas.

Apesar dos diversos transtornos e prejuízos, até o momento nenhuma cidade decretou situação de calamidade pública.

*Colaborou Tatiana Lagôa

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por